sábado, 14 de junho de 2008

EU TINHA JURADO QUE NÃO FARIA OUTRO DOCUMENTÁRIO

Bom, continuando... é verdade: Eu tinha jurado que não faria outro documentário. Não que isso seja algo tão digno de nota, como se Win Wenders dissesse que havia desistido de fazer ficção. Mas como isso era o meu status quando fomos convidados para fazer esse documentário, achei que valeria a pena mencionar.

E já que mencionei, acho que tenho que explicar rapidamente o porquê. Há uns 4 anos atrás fizemos um documentário pelo DOC-TV que foi, na verdade, a minha primeira experiência maior com documentários. E a sensação que eu tive em todo o processo era de estar deitado em uma bóia, solta em uma corredeira, em um rio desconhecido, com várias cachoeiras pela frente. E sem saber muito bem nadar. Na verdade essa metáfora já está meio enferrujada, porque toda vez que eu falo sobre isso eu uso a mesma, mas a sensação era exatamente essa, então, fica ela mesma.

É que no documentário, diferente da ficção, o diretor é quase que totalmente conduzido pela história, e o processo de direção passa mais por uma capacidade de se criar a partir do imprevisto, do que por um planejamento prévio de grande parte do que será feito, como acontece na ficção. E é uma sensação de desamparo que eu sentia muita dificuldade para administrar.

Pois bem, quando o Duke, a Silvânia e o Leo nos procuraram na Carabina para apresentar a idéia do documentário, eles trouxeram três fitas com algumas entrevistas que já haviam feito com ele e disseram que queriam dar uma cara mais profissional para o trabalho.

Apesar da minha relação quase que totalmente rompida com os documentários (o que, aliás, acho que eles até hoje não sabem disso) , ao conhecer a história do Fernando, e ao ver o material que eles haviam gravado, descobrimos muito mais do que a história da vida de um excelente artista plástico. Descobrimos uma possibilidade de fazermos uma espécie de radiografia da arte na história da vida de um grande artista.

Com a intensidade de um vulcão, que parece sempre estar pronto para entrar em erupção, com muito humor e com uma sagacidade filosófica e intelectual impressionantes, Fernando, naquelas três horas de fita, já nos dava um material que, por si, já valiam um grande documentário.

Bom, já estou ficando preocupado pois, em todo blog que eu vejo, as pessoas escrevem poucas linhas e falam muito e eu, na contramão da coisa, tou com uma sensação de estar falando muito e não sair do lugar. De qualquer maneira, próximo capítulo: "Segue Fernando a Vida".


Carlos Canela

Nenhum comentário: